quarta-feira, novembro 30, 2005
Política - proposta de reflexão
Eu acredito que a política é uma profissão nobre (seja ou não exercida paralelamente a outras actividades). Diria mesmo que cada um de nós tem o dever de se afirmar como um indivíduo político e de participar na construção da sociedade.
Portanto, acho que a questão (que anda muito na moda) não é votar ou não em políticos ou em candidatos que tenham ou não apoios partidários. A questão que me parece mais essencial é saber quem dá hoje rosto à política partidária portuguesa e com que valores e objectivos está na política. E saber se o nosso papel é puramente o de criticar e ficar de fora ou o de intervir activamente e contribuir para a mudança...
Vieira - o novo Manuel Alegre
A minha indecisão quanto ao voto nas eleições presidenciais durou apenas uns dias. Descobri o candidato ideal: Manuel Vieira - o vocalista dos Ena Pá 2000.
Este sim é o candidato que está completamente desligado de qualquer partido e que rompe com o letargismo da política portuguesa. Só é pena que o único candidato em que não me importaria de votar provavelmente nem vá votos.
Se querem ajudar o Vieira a ver a sua cara nos boletins de voto vão a:
www.vieira2006.com/
Este é o único candidato que pode dizer que não é político
Acrescentado às 16h40m:
se algum dia eu vos disser que votei num gajo como este por favor internem-me no Conde Ferreira. Obrigado!
terça-feira, novembro 29, 2005
A Frase!
"[...]É esse também um dos fados nacionais, que explica porque vamos de crise em crise: todos os que, mais humildes, se destacam pelos seus méritos, são tolhidos pela inveja e ressentimento generalizados.[...]"
in carta aberta carta aberta a Sousa Martins por João Loureiro
segunda-feira, novembro 28, 2005
Alegre
Manuel Alegre não irá estar presente na Assembleia da república (AR) para a votação do Orçamento de Estado (OE). Depois de já ter faltado à votação global devido a estar em «trabalho político» no passado dia 11, Manuel Alegre anunciou que voltará a estar ausente da votação final do OE.
Que Manuel Alegre não queira comprometer alguns votos devido a este tema até entendo, mas daí a nem sequer marcar presença nas votações vai um longo e perigoso passo. Que eu saiba Manuel Alegre foi eleito pelos eleitores portugueses para os representar na AR, sendo pago principescamente para fazê-lo. Como tal a sua obrigação é a de estar presente na AR para participar nas decisões que mais influenciam a vida do país. Os portugueses não têm culpa que Manuel Alegre seja um possível candidato a PR, pelo que, ou suspende o seu mandato de deputado ou então faz o que todos os outros portugueses têm que fazer: comparece no seu local de trabalho e cumpre com as suas funções.
P.S. - resultado de tudo isto: já não sei em quem irei votar.
sexta-feira, novembro 25, 2005
Estatísticas e Psicologia
Já fui ao Centro de Emprego para definir o meu Plano Pessoal de Emprego.
O Centro de Vila Nova de Gaia tem 30 mil inscritos e é o maior do país - disseram as técnicas de lá.
Apesar de terem aquilo sempre à pinha, dão-se ao trabalho de seleccionar as pessoas de acordo com áreas e escolaridade para as sessões. As técnicas são muito simpáticas e ajudam-nos mesmo a descobrir métodos de procura de emprego muito utéis.
Assim, lá estávamos 14 pessoas, todas licenciadas: 12 professores e 2 jornalistas; 11 mulheres e 3 homens!
Esta semana fui fazer o que eles chamam de um mini-curso de formação de Técnicas de Procura de Emprego, dirigido por uma psicóloga, que geralmente convocam as pessoas por carta - e é obrigatório lá ir, sob pena de perder o subsídio. Neste caso, todos nos tínhamos oferecido voluntariamente para a formação e pensávamos que iria ser dia e meio de grande seca, mas não! Para quem se sente um inútil em todos os dias em que se encontra desempregado, lá encontra pelo menos o conforto de que não somos os únicos no mundo a tentar a sua sorte a bater em portas, recebendo só "nãos redondos".
Éramos 17 formandos todos licenciados: 15 professores e 2 jornalistas; 15 mulheres e 2 homens. Uma média de idades de 30 anos.
Eu era a pessoa com mais experiência profissional! A maior parte tinha saído da faculdade o ano passado. Não obstante, a partilha de experiências é sempre benéfica e foi muito divertido conhecer pessoas novas e diferentes.
Assim, de acordo com as minhas estatíticas: mais de 80% dos desempregados são mulheres e professoras, e estão perto dos 30 anos...
Saímos de lá muito bem informados em como fazer currículos mais chamativos e coisas a evitar em entrevistas, mas principalmente foi bom ouvir da psicóloga de que os desempregados, por norma, se sentem muito em baixo, porque todos os dias questionam o seu profissionalismo, já que não têm onde aplicá-lo.
Ainda, de acordo com a psicóloga, muitos entram em depressão, pela quantidade de tempo que se encontram enclausurados e afastados do seu meio de trabalho e porque as pessoas mais próximas se encontram a trabalhar.
A própria psicóloga (com 27 anos) tem andado a saltar de emprego em emprego e está neste momento contratada para fazer estas sessões, que já iam acabar para a semana. Mas, por isto mesmo, foi a pessoa indicada para nos dizer que temos de lutar contra a apatia e isolamento que o factor desemprego nos traz.
Para quem não sabe o Governo está a apostar nestas sessões de informação e os psicólogos são pagos por fora do orçamento de cada Centro de Emprego. Deve ser um grande investimento, mas penso que terá o seus frutos.
Fiquei também a saber que, para outras áreas que não a minha, existem vários programas de incentivo ao emprego em PME's ou desenvolvimento do próprio negócio. O Programa das PME's começou dirigido para 1000 jovens e teve tanto sucesso que já o alargaram para 3000. Ontem Sócrates disse que talvez chegasse aos 5000.
Resumindo: existe mesmo muita vontade de trabalhar, trabalho é que nem vê-lo!
quinta-feira, novembro 24, 2005
O que ouço - Bloc Party
Em exclusivo permanente no leitor de CD do carro:
Positive Tension
He said you're just as boring as everyone else
When you tut and you moan
And you squeal and you squelch
He said that you're just as boring as everyone else
Nothing ever happens
Things replace things
Days replace days
Things replace things
She said I'm going use my teeth and my claws
She said I'm going use my teeth and my claws
She said I'm going use my teeth and my breasts
I'm gonna make it happen
She said
Run run run run run run
And you cannot run or ever, ever escape
You cannot run or ever hide it away
Something glorious is about to happen
The reckoning
They go you're just as boring as everyone else
When you tut and you moan
And you squeal and you squelch
They go you're just as boring as everyone else
Stuck past timing
The fear and the yearning
The fear and the consumption
The fear and the yearning
It's gonna eat you alive
They go...
And you cannot hide or ever, ever escape
And you cannot hide or ever put it away
Something glorious is about to happen
The reckoning
They go... They say...
They go...They say...
They go...
Why'd you have to get so hysterical?
Success, success, success is over
Why'd you have to get
So fucking useless
Play it cool boy
Play it cool
P.S.- obrigado Gikka e Miguel pela Dica!
quarta-feira, novembro 23, 2005
Mudança de Paradigma
Esta coisa de mudar de emprego é engraçada e (em quase tudo) similar a antigamente: comunicar a saída, despedirmo-nos daqueles com quem nos damos melhor, recordar o trabalho que fizémos e gravar CD's.
Gravar CD's? Sim, aqui é que está a mudança: quando antes andávamos a arrumar caixotes agora passamos a gravar o que temos para CD!
E esta, hein? ;)
segunda-feira, novembro 21, 2005
OTA
Como podem ver através do link a polémica à volta do Aeroporto da OTA já chegou às agências de noticias internacionais:
http://today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=lifeAndLeisureNews&storyID=2005-11-20T011642Z_01_HAR004187_RTRUKOC_0_US-PORTUGAL-AIRPORT.xml
sábado, novembro 19, 2005
RIZE
Ponto Prévio - Rize não é um filme mas sim um documentário.
Mas não um documentário aborrecido ou enfadonho, já que procura retratar un novo tipo de Dança que surgiu nos Guetos de Los Angeles após os motins de 1992. Uma dança que se assemelha em muito a danças tribais, mas efectuada a uma rapidez impressionante. O grande êxito deste movimento foi oferecer aos jovens dos bairros mais pobres uma alternativa aos Gangs e à criminalidade. O curioso é que o grande responsável por esta Dança é um "Palhaço", ou seja um jovem que se decidiu dedicar a animar festas vestido de palhaço e dançando de uma nova forma. Após alguns anos existem mais de 50 Grupos de palhaços em LA e outros tantos que criaram novas variantes não circenses da dança.
Resumindo, através da dança estes jovens encontraram uma forma de fugirem a um fim que lhes parecia destinado desde a sua nascença. Para quem gostar de documentários vale a pena ir ver Rize
quinta-feira, novembro 17, 2005
Prémios MTV: Lisboa distinguida como melhor cidade anfitriã
Lisboa acaba de ser distinguida como a melhor cidade anfitriã dos Prémios Europeus de Música do canal MTV, que decorreram dia 3 de Novembro no Pavilhão Atlântico. Esta é a terceira vez que a MTV atribui o «Best Host City Award» à cidade anfitriã dos Prémios Europeus de Música do canal. Em 12 edições, apenas Dublin (1999) e Edimburgo (2003) receberam este galardão.De acordo com os números divulgados pela organização, 800 jornalistas de todo o mundo produziram cerca de 1.500 notícias sobre o evento, que contou com mais de 5.000 convidados internacionais e foi visto por mais de 1,2 milhões de portugueses. Segunda a mesma fonte, na noite de transmissão em directo dos prémios, «a MTV Portugal foi a estação da TV Cabo mais vista em Portugal».
Inspirada por esta notícia que li no site da Estado de Graça concluí que é mais um exemplo de como nós, portugueses, sabemos fazer bem tudo aquilo em que nos quisermos empenhar. Um outro grande exemplo foi o Euro2004.
Mas à parte destes grandes exemplos penso que cada um, no dia-a-dia, deverá saber de situações que demonstram que se quisermos somos tão bons ou melhores que os outros. Portanto, não consigo compreender o espírito derrotista que invade muitos de nós. Acho mesmo que é esse espírito do "não sou capaz" que é responsável por muitos dos nossos fracassos.
Para quando uma mudança de atitude?
quarta-feira, novembro 16, 2005
terça-feira, novembro 15, 2005
O Fiel Jardineiro
Numa zona remota do norte do Quénia, a brilhante activista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. E como tal, tudo indica tratar-se de um crime passional. Os membros do Alto Comissariado Britânico em Nairobi partem do princípio que Justin Quayle (Ralph Fiennes), o marido de Tessa, um pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Mas não podiam estar mais enganados... Assombrado pelo remorso e revoltado com os rumores sobre a infidelidade da sua mulher, Justin embarca numa perigosa odisseia para limpar o nome de Tessa e também para "terminar o que ela iniciara". Uma viagem que o levará aos meandros da poderosa indústria farmacêutica e às terríveis verdades que a mulher estava à beira de revelar. Baseado no "best-seller" homónimo de John Le Carré, "O Fiel Jardineiro" é um "thriller" sobre o amor e a busca da verdade, realizado por Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").
in PUBLICO.PT
Vale bem a pena ir ver.
segunda-feira, novembro 14, 2005
Saudades dos Ornatos Violeta
Capitão Coragem
Não vou procurar quem espero
Se o que eu quero é navegar
Pelo tamanho das ondas
Conto não voltar
Parto rumo à Primavera
Que em meu fundo se escondeu
Esqueço tudo do que eu sou capaz
Hoje o mar sou eu
Esperam-me ondas que persistem
Nunca param de bater
Esperam-me homens que resistem
Antes de morrer
Por querer mais do que a vida
Sou a sombra do que eu sou
E ao fim não toquei nem nada
Do que em mim tocou
Eu vi,mas não agarrei
Eu vi,mas não agarrei
Parto rumo à maravilha
Rumo à dor que houver p'ra vir
Se eu encontrar uma ilha
Paro p'ra sentir
E dar sentido à viagem
A sentir que eu sou capaz
Se o meu peito diz "Coragem!"
Volto a partir em paz
Eu vi,mas não agarrei
Eu vi,mas não agarrei
Eu vi,mas não agarrei
Eu vi,mas não agarrei
sexta-feira, novembro 11, 2005
Coisas de pessoa desempregada...
Fui convidada para no dia 16 me dirigir ao Centro de Emprego para me apoiarem na "definição do Plano Pessoal de Emprego". Nos relatos dos meus colegas que já foram a outros Centros de Emprego, são dezenas de pessoas contrafeitas a ouvirem o que devem fazer para continuarem a procurar emprego e assinam um papel em que se comprometem a isso mesmo, sob a penalização de ser retirado o subsídio de desemprego.
Na minha profissão existe uma instituição chamada a Caixa dos Jornalistas que é uma sub da Segurança Social e que, pensei eu, funcionasse melhor que a "casa-mãe". Ingeniudade minha, eu sei!
Já todos os meus colegas receberam a primeira prestação do subsídio de desemprego, ou seja, a que é respeitante aos meses de Setembro e Outubro, no final deste mesmo mês. Menos eu! Então telefono para Lisboa onde é a sede da Caixa dos Jornalistas e depois de ter gasto uma fortuna em telefone a dizer que ainda não tinha entrado na minha conta o respectivo numerário, chegamos à conclusão que os senhores tinham posto mal o meu NIB.
Até aqui tudo bem... errar é humano! Diz o senhor "envie-me por favor um e-mail a dizer que ainda não recebeu que vamos tratar já disso". Mandei na quinta-feira e na quarta-feira seguinte ainda ninguém me tinha dito nada. Ligo para lá - já um pouco enfurecida, confesso - e pergunto porque é que ainda não me disseram nada, visto ter sido erro deles, visto ter enviado o e-mail que me pediram, e onde enviei o meu contacto pessoal de telemóvel...
"Ahhh, desculpe, eu ia ligar-lhe e até lhe ia dizer que agora não podemos fazer o pagamento e no final deste mês vamos creditar-lhe não os 2 mas os 3 meses que aí completam".
Ok, ok, respirei fundo e disse - ainda que não seja verdade - "E se eu precisar urgentemente do dinheiro?" - silêncio do outro lado até que responde "Pois... só mesmo no fim do mês".
The End
Gaffe nº ???
Já sei que vão dizer que eu implico demasiado com o homem, mas não posso deixar de registar mais uma gaffe de Cavaco Silva. Depois de já ter confundido Assembleia Nacional com Assembleia da República, ontem num discurso referiu que as eleições autárquicas vão ser muito importantes.
Autárquicas!!! Ou ele vê o País como sendo uma espécie de Junta de Freguesia ou realmente como quase nem fala das Presidenciais nem sabe bem a que cargo está a concorrer.
quinta-feira, novembro 10, 2005
Já que a inspiração me falha, aqui vai uma anedota para distrair!
Sabem o que é um homem DVD?
É aquele que se Deita, Vira e Dorme.
E um homem DVD +R?
É aquele que se Deita, Vira, Dorme e Ressona.
E um homem CD? É o marido que só Come e Dorme.
Não há como os antigos VHS...
Várias Horas de Sexo.
Chico-Espertismo (o verdadeiro espírito Tuga)
Seguindo a ideia da Alfacinha aqui fica mais um belo exemplo de Portugal ao seu melhor estilo. Para verem este e muitos outros exemplos podem ir a www.portugalnoseumelhor.com
quarta-feira, novembro 09, 2005
Palavra tipicamente portuguesa
Desenrascanço is a Portuguese word used in common language in Portugal, to express an ability to solve a problem without the adequate tools or proper technique to do so and by use of sometimes imaginative resourcefulness when facing new situations. Achieved when resulting in a hypothetical good-enough solution. When that good solution escapes us we get a failure (enrascanço - entanglement). Most Portuguese people strongly believe it to be one of the their most valued virtues and a living part of their culture.
(Wikipedia, free encyclopedia, en.wikipedia.org)
Baía Benfiquista!!!
O melhor Guarda-Redes Português de todos os tempos apresentou ontem a sua autobiografia. Das 130 páginas do livro os jornais parecem só ter dado importância a uma, a pág 25, onde Vitor Baía revela que até aos 10 anos era benfiquista por influência do pai!!! Depois quando começou a ter direito a escolher aquilo de que gostava passou a ser Portista.
Para os que não acreditam que isto possa acontecer o melhor exemplo é o meu que igualmente por influência do meu pai fui benfiquista (até me arrepio a dizer isto) até aos 5/6 anos. Depois transformei-me neste fanático Portista que vocês feliz ou infelizmente conhecem!!!
É caso para dizer que a doença é grave mas tem cura!!! Por isso, se és benfiquista dirige-te rapidamente ao teu médico ou farmacêutico.
P.S. - espero que saibam ler este post como ele foi escrito, ou seja, sem maldade
Mini Odisseia
Agora que já tenho outra vez espelhos no carro, posso calmamente reflectir sobre o meu dia! Nunca imaginei que fosse tão dificil conduzir sem os espelhos, acho que é daquelas coisas que só quando não as temos é que compreendemos a sua verdadeira importância. Na Auto-estrada ainda se anda +/-, porque não saí da via da direita, mas dentro da cidade foi um desatino. Imaginem tentar fazer a Rotunda do Marquês sem poder olhar para os espelhos!!! Para além do que gastei no arranjo do carro vou ter que gastar outro tanto para endireitar o pescoço.
Na PSP demorei quase 1 hora para efectuar a participação da ocorrência, numa esquadra que de tão velha que é, até dá ideia que qualquer criminoso para fugir de lá bastaria dar um murro na parde que ela desfaz-se.
Entretanto ia contactando a Companhia de Seguros para tentar saber como poderia resolver o meu problema rapidamente. Inicialmente disseram-me que bastava enviar-lhes um fax com os meus dados, os detalhes da ocorrência e o orçamento da reparação. Ao 2º contacto, aconselharam-me a enviar a participação efectuada na PSP e quando finalmente já tinha enviado todos os dados pedidos e já estava na oficina, telefonei novamente... Imaginem o meu espanto quando me disseram que a abertura do processo demoraria 48 horas e só depois é que poderiam autorizar o arranjo. Como é óbvio assumi eu o pagamento do arranjo e depois logo me entenderei com a Seguradora.
No meio de tudo isto o único ponto positivo foi que o pessoal da Oficina foi impecável e em 3 horas arranjaram o carro, para além de me terem deixado a carteira bastante mais leve...
terça-feira, novembro 08, 2005
Fúria
Hoje de manhã cheguei ao carro e tinha os dois espelhos retrovisores laterais partidos!!! Ou seja alguém se divertiu esta noite à custa do meu carro. Vendo pelo lado positivo se estivéssemos em Paris o mais provável é que já nem carro existisse. Como podem imaginar estou furioso e revoltado, mas não me resta mais nada a não ser fazer a participação à PSP e ao Seguro!
Espero que o vosso dia seja bem melhor que o meu!
segunda-feira, novembro 07, 2005
O meu primeiro post!
Finalmente resolvi aderir à troca de opiniões cibernáuticas.
Ou melhor, resolvi tornar-me participante activa. Isto porque tenho-me cingido até agora a ler-vos aqui no blog e a consultar outros.
Ainda não sei bem como vai ser este novo papel que assumo. A ver vamos.
Até ao próximo post!
quinta-feira, novembro 03, 2005
Inter - Porto
O Porto até pode ter perdido contra o Inter, mas duma coisa podemos estar todos orgulhosos:
Silenciamos o estádio de San Siro durante os 90 minutos!!!
Se a moda pega!!!
Na Argentina, os utentes dos comboios suburbanos de Buenos Aires revoltaram-se contra os sucessivos atrasos e resolveram incendiar algumas carruagens e até uma estação.
Bem, se em Portugal as pessoas resolvessem seguir este exemplo, acho que no final não sobrava nada para queimar!!! Ainda bem que somos um país de brandos costumes.