Paraíso da Barafunda parte II
Se os Presidentes da Republica tivessem Cognomes, Sampaio seria recordado como o “Desestabilizador” (obrigado Barroso)
O homem cheio de boas intenções, quis provar ao país que era um presidente sem cor partidária. Depois da fuga das galinhas, quer dizer, depois da transferência do Durão para a Comissão Europeia (mais um paralelismo com o Futebol) decide dar à maioria na assembleia da república a oportunidade de formar novo governo, em nome da estabilidade. Estabilidade essa que deixou de existir logo que essa decisão foi tomada, pois toda a esquerda, e alguma direita discordou dessa opção. Dentro do maior partido que sustenta essa maioria, houve um “golpe de estado”! Um presidente não eleito de um partido formou um governo não eleito pelo povo.
Durante os 4 meses do XVI Governo constitucional, assistiu-se a uma verdadeira feira daquelas que Paulo portas gostava de visitar. Desde ataques vindos de todos os quadrantes Políticos, de várias personalidades do nosso Paraíso da Barafunda, passando pelos tiros nos pés do governo, um entra e sai de ministros e secretários de estado, uma chuva de declarações desprovidas de qualquer sentido de estado. Santana Lopes em vez de utilizar frase mais adequada a um primeiro ministro "Deixem-nos Trabalhar", preferiu fazer uma comparação do seu governo, com um Bebé na incubadora. Terá sido isso uma achega ao seu parceiro de coligação em relação à despenalização do aborto?
Para ajudar a toda esta Barafunda, o maior partido da oposição, assistia a isto tão calado como o Presidente da Republica – Opa, eu gostava tanto de estar com ele aos domingos à noite na SIC- Pensava Sócrates para os seus botões.
Dia 30 de Novembro, o Presidente toma uma decisão, em nome da estabilidade resolve convocar eleições antecipadas. Agora, mais grave que há 4 meses atrás o argumento que o país paralisava, (ideia que eu comungo) com a dissolução da assembleia da república, foi por água a baixo. Tivemos um desgoverno durante 4 meses, que nem conseguiu aprovar um orçamento de estado. Apenas perlongou a espera de um outro. Se esta decisão tivesse sido tomada há 4 meses atrás, estaríamos mais perto da estabilidade do que estamos agora. Portanto o Cognome de "Desestabilizador", acenta que nem uma luva a Jorge Sampaio, quando pretendia a estabilidade só desestabilizou.
Noticia de ultima hora:
Paulo Portas barricou-se no navio Escola de Sagres Exige um Governo só para ele.
Marcelo Rebelo de Sousa, volta às suas conversas em família no próximo Domingo.