Ontem estive presente na apresentação do livro que podem ver nas imagens! Trata-se duma investigação do escritor Joe Weil sobre uma «mentira» que há décadas é contada ao povo Português e que segundo ele é responsável pelo estado actual do país.
Resumindo, o autor (com ligações familiares e afectivas a Portugal) alega que Portugal esteve muito perto de acabar com a ditadura no período entre 1958-62 após as «falsas» eleições presidenciais em que Humberto Delgado foi derrotado. Nesse período estavam reunidas todas as condições para derrubar o regime, mas o General foi traido e marginalizado pela restante oposição (PCP, Mário Soares, Manuel Alegre são alguns dos nomes e partidos mais sonantes).
A razão? Simplesmente o colocar de interesses partidários, politicos e pessoais à frente do interesse do país, já que o apoio que Humberto Delgado tinha conseguido da população assustava não só o regime como a oposição.
A acreditar nesta versão da história Portugal poderia ter evitado a Guerra Colonial, o período turbulento do pós-25 de Abril e aproveitado o Boom Económico que se vivia então na Europa.
Mas como a vida não é feita de SES, fica a minha opinião de que não sendo um livro tipo Teoria da Conspiração, aponta para uma nova versão de factos e acontecimentos históricos do nosso país.
Registe-se o interesse e a paixão dum Americano pelo nosso país e pelo seu futuro.