Justiça à Americana
Um Oficial do exército americano foi condenado ao pagamento de uma multa de 6 000$ (+/- 5 000€) e a manter-se na sua base militar durante 60 dias. Qual o crime do qual foi considerado culpado???
Um simples homicídio por negligência!!! Este oficial foi considerado pelo tribunal militar dos EUA responsável pela morte de um ex-General Iraquiano suspeito de financiar o movimento de insurgentes que desde 2003 combatem a presença americana no país.
Na tentativa de obter informações sobre os insurgentes o ex-General foi sujeito a espancamentos que culminaram com a decisão deste oficial americano em fechar o ex-General num saco-cama, amarrando-o e sentando-se em cima do seu peito durante um período tão prolongado que levou à morte do preso.
Custa-me imenso a aceitar que existindo um tribunal que face às provas de tortura existentes considera alguém como culpado de um homicídio, emita uma sentença tão ridícula. O caso é ainda mais grave se considerarmos que no momento da morte do Iraquiano encontravam-se presentes outros elementos do exército americano que não foram levados a tribunal porque colaboraram na acusação a este Oficial. Ou seja, safaram-se todos quase impunemente.
Para um país que faz a exaltação dos valores da democracia e da justiça este tipo de casos só prejudicam a sua imagem. A partir do momento em que um estado conscientemente aceita e fomenta a tortura deixa de ser credível e ao mesmo tempo torna todos os seus esforços por conquistar a opinião pública mundial infrutíferos. Um país que se diz democrático não pode apregoar aos quatro ventos ideais que eles próprios não conseguem cumprir.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home