terça-feira, outubro 12, 2004

O Quinto Poder e os grandes grupos económicos!

A Lei das incompatibilidades, é omissa em muitas coisas, entre elas a concentração dos media em grandes grupos económicos.
Eu não acredito na isenção dos media, 1º porque todos temos a nossa cor, seja ela clubística ou ideológica, eu próprio sou completamente Axadrezado e Laranjinha. (mas eu não conto, porque não faço parte da corja)
2º porque não acredito que haja independência editorial quando se está dependente de um grupo muito grande com negócios e interesses em várias áreas.
Ora bem é deste segundo ponto que eu quero escrever. Como é possível, poder-se escrever contra os próprios patrões, posso dar alguns ex: Como é que “O Público” pode escrever com isenção sobre um hipotético despedimento injustificado e ilegal do “Grupo SONAE”? Outro caso, este mais concreto. Como é que o grupo “Média Capital”, detentor de Várias publicações pode lidar com o caso Marcelo? Ou ainda questão Berluscuniana Como é que o grupo “IMPRESA” lidaria com uma candidatura do Dr. Pinto Balsemão? Isto já para não falar do “Grupo Lusomundo”, que está ligado à “PT”, que por sua vez tem como directores pessoas ligadas aos Governos!
Pois é, é complicado entender como estas coisas funcionam, e mais complicado é entender até que ponto esta não-isenção é inocente! Uma coisa é escrever ou falar, de uma forma mais comedida sobre certos assuntos, para não chatear o Patrão, outra coisa, será não falar deste ou daquele tema e chatear e aprofundar outros, porque o Sr. director assim o determina… pois esse Director é nada mais nada menos que um dos tentáculos do grande POLVO!
Seria bom que todos pensassem um pouco nisto, eu não me sinto um iluminado por pensar e por escrever este tópico, pois quase de certeza que outros antes de mim o fizeram, com mais conhecimento e com mais objectividade. Mas será que não somos manipulados todos os dias sempre que lemos jornais, revistas, vemos telejornais ou visitamos sites?
Será que EU estou Inocente ao escrever isto?


Free Web Counter
Free Website Counters