sexta-feira, fevereiro 02, 2007

SIM

Em primeiro lugar os meus parabéns ao Destro por um post muito bem fundamentado e por incrível que pareça equilibrado. Acho que é a primeira vez que te vejo "indeciso" ou pelo menos sem uma inclinação clara a favor de um dos lados!
Quanto ao referendo concordo que a forma como a campanha tem sido feita não esclarece niguém. Tanto, os que do lado do NÃO usam o argumento dos custos para o Orçamento da Saúde, como, os que do lado do SIM que defendem que só está aqui em causa a despenalização, estão a prestar um mau serviço aos Portugueses.
Eu vou votar SIM porque sinto que ao fazê-lo não estou a obrigar ninguém a abortar e pelo menos não faço de conta que o problema não existe. Mas se o NÃO vencer não me admiro nada que as mesmas clínicas que em Espanha praticam IVGs dentro da lei o comecem a fazer em Portugal, já que a lei é em quase tudo idêntica. Concordo com aqueles que do lado do NÃO defendem que o aborto não deve ser usado como um método contraceptivo, mas penso que eu não tenho o direito de impor a alguém uma gravidez não desejada. Quero acreditar que se o SIM vencer muitas mulheres terão a oportunidade de fazer a sua escolha com mais apoio e aconselhamento e quem sabe se isso não as ajudará a tomar outra decisão que não a de abortar?
Já sei que estou a ser lírico e idealista, mas, o que não posso admitir é que se continuem a julgar as mulheres que recorrem ao aborto clandestino em condições deploráveis e se feche os olhos a quem tem dinheiro para ir a Badajoz fazê-lo. Se a lei é para aplicar como é possível que se permita que nos jornais portugueses surjam anúncios a clinicas de IVG em Espanha.
Não pretendo mudar a vossa opinião nem converter-vos às minhas convicções, apenas desejo que no dia 11 não fiquem em casa. Vão votar, porque só assim conseguiremos encerrar este assunto. Caso contrário, seguramente que dentro de alguns anos voltaremos a passar pelo mesmo.

4 Comments:

Blogger DiO®™ said...

Eu não estou indeciso!
Eu vou votar Não. Vou votar Não, porque como todos sou contra o aborto e não consigo ver o Aborto como um método contraceptivo.

Votaria Sim, pela despenalização das mulheres, mas como disse no post anterior, a pergunta em causa tem 3 questões às quais duas delas eu respondo Não, Porque entendo que um uma sociedade se deve comprometer com um planeamento familiar eficaz e não descartando-se das responsabilidades como fará se esta lei totalmente livre até às 10 semanas.
Voto Não, porque acho que a lei actual, pode e deve ser mais explorada.

Obviamente que o facto de o Aborto ser livre até às 10 semanas não obriga a ninguém a fazê-lo. Alias para mim isso é uma falácia e uma teoria John Lennonista. Porque então poderíamos ter uma sociedade sem qualquer lei ou regra, uma vez que ninguém é obrigado a roubar e matar.

6:46 da tarde  
Blogger Desterrado said...

Explica-me então porque é que grande parte das organizações e pessoas que defendem o Não são aquelas que estão contra a Educação Sexual nas Escolas? Não estarão a encaminhar os adolescentes para situações de risco? Se votasses Sim apenas pela despenalização das mulheres, continuaríamos a ter o grave problema do aborto clandestino que é uma das coisas que todos concordam que deve terminar. Para mim o mais importante será saber que tipo de lei teremos caso o Sim ganhe. Por exemplo, obrigar a que uma mulher que pretenda interromper a gravidez seja ouvida por uma equipa multidisciplinar (médico, psicólogo, assistente social, etc) que a ajudem a tomar a melhor decisão. Talvez assim, muitas mulheres que hoje abortam por num momento de desespero sentirem que é a única opção viável, tenham a oportunidade de escolher outro caminho e serem devidamente acompanhadas ou apoiadas. Mas isto só será possível se à partida não condenares alguém por pensar em fazê-lo, porque assim por vergonha ou medo essa pessoa irá procurar a solução mais drástica e acima de tudo insegura.
Mais uma vez te digo, compreendo a tua posição mas discordo. Felizmente é o conseguirmos concordar em discordar que nos torna bons amigos.

9:34 da tarde  
Blogger DiO®™ said...

Olha, quanto à primeira pergunta, não te sei responder, como já deves ter percebido, não me revejo em nenhuma das organizações, tanto do não como do sim. Se votasse sim pela despenalização, votaria sim para que a interpretação da lei portuguesa fosse parecida com a espanhola, uma vez que são praticamente idênticas. Em Espanha não se pune as mulheres que recorram ao aborto clandestino nos casos em que esse aborto tenha sido praticado pelos motivos que a lei permite, pune-se sim os "agentes" porque entende-se que existe "perigo da saúde Psiquica da mulher o facto de ela nao querer ser mãe. Ora bem, se fosse usada a tua formula do acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, não seria preciso mudar a lei, mas sim mentalidades!

Eu sou teu Amigo, grande Amigo porque te admiro!

11:37 da tarde  
Blogger DiO®™ said...

Para desanuviar deste assunto sério,vou brincar um bocadinho com ele!

No dia 11 de Fevereiro vamos todos votar SIM. Mais vale um Aborto hoje que um benfiquista amanha!

12:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Counter
Free Website Counters