sábado, dezembro 30, 2006

Mais um Passo em Frente

O Iraque acaba hoje de dar mais um passo em frente no sentido de se tornar uma verdadeira democracia ocidental ao bom estilo americano.

A execução de Saddam se bem que baseada num julgamento que presumo ter sido justo não pode ser encarada com alegria e felicidade. Compreendo que quem viveu sobre o seu jugo ditatorial durante quase 30 anos e sofreu com a brutalidade do seu regime possa sentir que acabou de ser feita justiça. Mas para todos os que defenderam que a invasão do Iraque e o derrube de Saddam dariam origem a uma democracia inspiradora para os restantes países muçulmanos o que se passou hoje só pode ser visto como uma derrota.


Por príncipio sou contra a pena de morte porque julgo nos dias de hoje a máxima de olho por olho, dente por dente já não faz sentido. A nossa evolução levou-nos a um estádio de desenvolvimento e maturidade em que executar alguém pelos seus crimes é tornarmo-nos nós próprios criminosos.

Neste caso, penso que a situação ainda é mais grave porque como dizia um Iraquiano que vive em Inglaterra exilado há vários anos, Saddam acaba por ser condenado e executado por um crime que não entraria no Top 20 dos seus actos mais sanguinários e desprezíveis. Ficarão assim por julgar os casos de utilização de armas químicas contra os curdos ou a repressão dos xiitas após a 1ª Guerra do Golfo. Talvez isso seja do interesse de todos, já que poderiam vir à baila questões como: Quem forneceu ao Iraque as suas armas químicas durante os anos 80? Como foi possível que a seguir à 1ª Guerra do Golfo as forças da Coligação deixassem que Saddam reprimisse violentamente uma sublevação no Sul do Iraque numa altura em que essa zona era vigiada por aviões dos EUA e Inglaterra.

Volto a afirmar que nada disto torna Saddam um homem inocente!!! Mas preferia vê-lo «apodrecer» numa cadeia do que dar-lhe a oportunidade de se tornar um mártir e deitar mais uma acha para a fogueira que diariamente consome o Iraque.

Free Web Counter
Free Website Counters