sexta-feira, dezembro 29, 2006

Egocentrismo

Recentemente estive em Nova Iorque e aproveitei para comprar alguns livros. Um deles já tinha tentado comprar vezes sem conta em portugal mas estava sempre esgotado. Só quando cheguei a Portugal e comecei a ler o livro é que reparei num pormenor bastante interessante, o título do livro no mercado americano era substancialmente diferente da versão original (Inglesa) e de todas as edições efectuadas pelo mundo fora. Ora vejam as duas capas e descubram a diferença:

Versão Original Versão Americana



















Pois é, quando passamos a fronteira dos EUA o Mundo rapidamente se encolhe para ficar do tamanho da América. A única justificação para esta pequena alteração é que com este título concerteza o livro venderá mais. Esta visão reduzida do mundo é facilmente notada se virem um qualquer canal de televisão americano em que as notícias se baseiam quase em exclusivo nos acontecimentos locais (da cidade ou Estado) e nacionais. Actualidade internacional só mesmo o Iraque e pelos motivos que conhecemos.

Quanto ao livro em si, trata-se de uma teoria (baseada em alguns factos e muitas suposições) que defende que os chineses terão entre 1421 e 1423 descoberto quase todo o mundo (Austrália, África, América e circum-navegado o Mundo), ou seja ultrapassando os Portugueses que na altura estavam a iniciar a época dos Descobrimentos.

Já nem nisto nos deixam ser os primeiros...

Free Web Counter
Free Website Counters