A crise quando nasce será para todos???
O orçamento de Estado para 2007 que está neste momento em discussão, tem alguns dados bastante interessantes, especialmente se olharmos para o Programa de Investimentos e Despesas
de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). Este programa identifica por concelhos o dinheiro que o Estado gastará em projectos que vão desde construção de estradas a compra de material para laboratórios ou bibliotecas públicas. Tendo em conta que os sucessivos governos têm realçado a importância de diminuir o fosso existente entre Lisboa e o resto do país resolvi olhar para os valores considerados no PIDDAC para Lisboa e Porto em 2007. O resultado foi o seguinte:
Como seria de prever face às restrições orçamentais planeadas pelo governo para 2007, ambos os distritos vão ter uma redução significativa das verbas atribuídas. No entanto, quem mais perde é o distrito do Porto, ou seja o fosso que deveria estar a diminuir acaba por aumentar.
Se a nossa análise for um pouco mais específica e verificarmos o PIDDAC dos concelhos de Lisboa e Porto as diferenças tornam-se abismais:
A minha única esperança é que exista uma explicação plausível para estas disparidades, dado que me parecem demasiado gritantes e contrárias ao que se tem apregoado nos últimos anos. E se isto é assim quando comparamos o Porto com Lisboa, imaginem o que será se compararmos a capital com os distritos do interior do país.
3 Comments:
É coisa que não me espanta o Porto ser sistemáticamente deixado para trás!
Sinto isso na pele todos os dias.
Tou a ver que este blog vai ter de mudar de nome... E ainda me mandam a mim ir trabalhar...
Para tua informação a pesquisa para este post foi efectuada em horário pós-laboral!!! Basicamente é o que dá um fim de semana de chuva e não ter Sporttv.
Enviar um comentário
<< Home